quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ditos populares popularmente errados!


Logo no dia primeiro deste ano, estava fazendo o o primeiro big happy hour (diga-se de passagem - durou mais de 5 horas essa bebemoração) com primos e amigos. Conversa vem, conversa vai, obviamente, englobando algumas cervejinhas. e outros assuntos futeis, adentramos, até onde eu me lembro, nesse assunto tão “brasileiro” quanto seus erros...

Há, hoje, alguma coisa que não possa ser expressada por ditos populares? Acredito ser um pouco difícil. E esses ditos são antigos. Raros os que são mais novos que eu, por exemplo. E olha que não sou velha…

Porém, o fenômeno “telefone sem fio” (quem se lembra dessa brincadeira de criança?!) acaba acontecendo: à cada ano que passa, quanto mais pessoas ouvem e repassam os ditados, eles acabam criando variações e, por que não, derivações.

Conheça e entenda a versão correta e original de alguns dos mais conhecidos ditos:

Batatinha, quando nasce, esparrama pelo chão…

O correto é: Batatinha, quando nasce, espalha a rama pelo chão…

Cor de burro quando foge.

O correto é: Corro de burro quando foge!

Quem tem boca vai a Roma (Sim, esse também não está correto!)

O correto é: Quem tem boca vaia Roma

É a cara do pai escarrado e cuspido (Quando se quer dizer que alguém é muito parecido com o pai)

O correto é: É a cara do pai em carrara esculpido (Carrara é um local da Itália de onde se extrai belo mármore, que ganhou o seu nome – e hoje é um dos mármores mais nobres)

Quem não tem cão caça com gato…

O correto é: Quem não tem cão caça como gato… (ou seja, sozinho)

Esse foram apenas alguns dos ditos mencionados e pesquisados por mim... Vai dizer que você falava corretamente!?!?! Eu não...

Mas sei de um dito que meu pai contava e que nunca me esqueci... E pelo jeito, esse estava correto! Hehe

Quer dar uma de Avestruz? Aguenta o ovo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário